Dorme poucas horas? Cuidado, pode estar a pôr a sua saúde, e especialmente a saúde dos seus rins, em risco. É o que sugerem as conclusões de um estudo norte-americano.
Um grupo de especialistas do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, estudou quarto mil pessoas durante uma década e descobriu que as pessoas que dormiam cinco horas por noite tinham 65% mais probabilidade de sofrer de um declínio rápido das funções renais, comparativamente aos que dormiam sete a oito horas por noite.
Citado pelo Mirror, o investigador principal deste estudo, Dr. Ciaran Joseph McMullan, disse que este “é o primeiro estudo a descobrir que o sono de curta duração está associado a um declínio mais rápido na função renal”.
Estas descobertas sugerem que “a fisiologia renal pode ser negativamente afetada pelas perturbações do sono, incluindo a restrição do sono.”
Além de filtrarem a urina, os rins ajudam a manter a tensão arterial, ajudam o coração e ao correto funcionamento dos músculos, mantêm os ossos saudáveis e estimulam a produção de glóbulos vermelhos. Dormir pouco, segundo este estudo, pode reduzir a capacidade dos rins desempenharem estas funções no longo prazo.