As sementes de chia não devem ser consumidas sem que estejam hidratadas, isto é, sem que tenham sido colocadas em contacto com algum tipo de líquido durante um determinado período de tempo.
Rebeca Rawl, médica e autora do estudo ‘O Impacto das Sementes de China no Esófago’, lançou, no ano passado, um alerta que está a deixar a internet novamente em alvoroço: ingerir sementes de chia ‘a seco’ pode matar.
Em causa, explica o site Jornal Ciência, está no facto de estas sementes conseguirem absorver e expandir 27 vezes o seu peso em água, isto é, conseguem ficar sete vezes maiores do que são e, por isso, não passam no esófago, causando situações de engasgo, má digestão e até mesmo asfixia.
Nos Estados Unidos, o número de entradas no hospital à conta do consumo de sementes de chia por hidratar está a aumentar.
Estas sementes são recorrentemente usadas como 'topping' de saladas, sopas, iogurtes e batidos ou então consumidas juntamente com um copo de água em jejum.
Para evitar riscos, o indicado é deixar as sementes de chia a hidratar numa bebida de eleição – seja sumo de fruta, bebida vegetal ou até mesmo leite – durante a noite e consumir quando já estiver com um aspeto de pudim.