O primeiro livro de nutrição oncológica chega a Portugal já em dezembro. ‘Receitas deliciosas para doentes oncológicos em tratamento’ (da editora Sopa de Letras) é lançado no dia 7 pela aTTitudes, IPSS, e conta com 87 receitas de 15 conceituados chefs.
O objetivo desta iniciativa passa por transmitir “princípios básicos e flexíveis da nutrição”, que ajudarão cada doente a “conseguir encontrar a alimentação ou ementa adequada a cada momento e tratamento da sua doença, ultrapassando as barreiras da sua tolerância alimentar e mantendo os níveis de energia e defesas”, explica Bibi Sattar, presidente da direção da aTTitudes.
‘O que fazer para ultrapassar as alterações de palato?’, ‘o que ingerir para garantir o equilíbrio nutricional?’ e ‘existirá uma alimentação mais adequada para melhor tolerar os efeitos do tratamento oncológico?’ são algumas das perguntas às quais o livro dá resposta, lê-se num comunicado enviado esta terça-feira às redações.
Bernhard Pfister, David Jesus, Henrique Sá Pessoa, João Oliveira, João Rodrigues, Josep Roca, Kiko, Leonardo Pereira, Leonel Pereira, Miguel Laffan, Miguel Castro e Silva, Miguel Rocha Vieira, Ricardo Costa, Vítor Matos são os chefs que contribuíram para o livro.
O livro contará ainda com os testemunhos de Simone de Oliveira e Sara Tavares, artistas que já tiveram que lidar com um problema oncológico.
As receitas provenientes da venda do livro serão revertidas a favor do Programa de cursos de formação básica em nutrição oncológica e do Programa de cursos de formação avançada em cuidados paliativos pediátricos.