Tomar banho é um hábito de higiene que faz parte da rotina de grande parte das pessoas. Embora não seja necessário lavar o corpo todos os dias, é importante fazer uma limpeza frequente.
Mas, afinal, o que é que acontece ao nosso corpo quando deixamos de tomar banho? Muita coisa, diz o site Bustle lembrando uma publicação do Huffington Post.
Em primeiro lugar, esqueça o mau cheiro, esse é o menor dos males quando não se toma banho. Pior é mesmo a quantidade de germes que se armazenam na pele.
Apesar de este órgão estar, naturalmente, repleto de bactérias (algumas até boas e fundamentais para a pele), a falta de uma higiene regular faz com que os germes e bactérias inúteis se multipliquem e aniquilem a ‘boa ação’ das bactérias essências para a pele, situação que se agrava com o passar dos dias, já que estas bactérias nocivas podem entrar no corpo através dos olhos, nariz ou boca e causar sérios problemas de saúde.
A ação nociva dos germes e bactérias resultantes da má higiene podem, ainda, causar infeções cutâneas, algo que se torna mais grave com o ‘suor sujo’, que faz com que a pele morta não saia e os óleos naturais não atuem.
E quanto mais tempo a pessoa ficar sem tomar banho, maior é a probabilidade de possuir manchas escamosas em tons de castanho na pele – condição a que a ciência chama de dermatitis neglecta.