Levanta-se da cama ou do sofá e parece que está tudo a andar à roda?
O professor de neurologia Christopher Gibbons explicou à Men’s Health que esta sensação de tontura ocorre devido a uma queda passageira da tensão arterial.
Quando se levanta rápido, a força gravitacional puxa o sangue em direção aos pés.Para compensar, o seu sistema nervoso faz uma ‘ultrapassagem’, aumentando o seu ritmo cardíaco e reforçando os vasos sanguíneos para tentar manter a sua tensão arterial equilibrada, explica o Dr. Gibbons.
Se o seu corpo retomar a sua tensão arterial normal suficientemente rápido, não se sentirá fraco, mas se os vasos sanguíneos ficarem muito relaxados, o processo atrasa-se. Como resultado, o baixo fluxo sanguíneo para o cérebro faz com que sinta tonturas e vertigens por alguns segundos.
Claro que as pessoas que geralmente têm a tensão arterial baixa ou que tomam medicação para relaxar os vasos sanguíneos têm mais probabilidade de passar por este tipo de eventos.
Para além de se levantar rápido, ficar deitado por muito tempo ou ficar desidratado também pode provocar este evento.
Mas se nota que sente tonturas e vertigens durante um período mais longo que uns segundos após se levantar, pode ter um problema mais sério.
A sua tensão arterial pode ter ‘caído’ e não estar a ser capaz de recuperar, o que pode ser um sinal de que sofre de hipotensão – condição que deve ser acompanhada por um médico e que pode até ser um indício de outros problemas de saúde como diabetes ou Parkinson.