‘Então, porque treinas?’, pergunta-se frequentemente. ‘Quero perder uns quilos e ficar tonificado’, respondem as pessoas. Mas a atividade física é muito mais do que um corpo bonito, saudável e tonificado.
O exercício é sinónimo de saúde física e mental, como revela a neurocirurgiã Wendy A. Suzuki, num artigo publicado no site Quartz, em que defende os benefícios mentais do exercício como os mais importantes, mas também mais dsvalorizados.
Falando por experiência própria, a médica revela como o exercício a ajuda a combater o stress e a produção de todas as hormonas que ‘trazem’ os sentimentos negativos, mas não só. Num estudo que realizou, Suzuki conseguiu ainda comprovar que o exercício melhora a concentração e a atenção prestada ao longo do dia.
Os níveis de memória também melhoram a olhos vistos assim que a atividade física se torna uma rotina quase diária, como indica uma investigação da Universidade da Califórnia, que provou que o exercício aumenta a produção e a sobrevivência das células cerebrais do hipocampo.
De acordo com a publicação da médica, o exercício pode ser também capaz de melhorar as funções imaginativas do hipocampo, melhorando a imaginação e a capacidade de criar novas ideias.
Tal como a ciência tem vindo a revelar nos últimos anos, o exercício físico regular é também uma chave para travar o declínio cognitivo precoce, podendo ser uma forma de evitar o aparecimento de doenças como o Alzheimer.