Quando o açúcar é tema central, é importante ter em conta que os malefícios do seu consumo vão muito além dos quilos extra. O consumo frequente – e por vezes exagerado – leva a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Mas não só.
Diz um recente estudo da Universidade de New South Wales que comer grandes quantidades de açúcar tem um impacto no cérebro idêntico ao stress extremo. A conclusão surgiu depois de terem sido feitos testes em ratinhos de laboratório, que foram alvo de uma dieta rica em açúcar e de situações de stress.
Segundo a investigação, publicada no The National Center for Biotechnology Information, o consumo crónico de açúcar por ratos sem stress produziu mudanças no hipocampo similares aos ratos que foram colocados em situações de stress, mas que não consumiam açúcar.
Além disso, a exposição a um consumo frequente de açúcar durante o crescimento mostrou ter uma ligeira interferência com o desenvolvimento do cérebro, embora sejam necessários mais estudos para comprovar esta possibilidade.
Aquipode encontrar nove boas razões para deixar de consumir açúcar. E fica a questão, estará o açúcar a deixá-lo doente?