Vício em água. Esta é uma das mais recentes tendências mundiais e implica uma ingestão de mais de dois litros de água com o simples intuito de obter a hidratação máxima. Por vezes, o exagero pode dar azo a problemas de saúde.
Mas não é apenas de água que se faz o ato de hidratar. Pelo contrário. Segundo um artigo do Daily Mail, as pessoas não precisam de beber quantidades tão elevadas de água, uma vez que existem vários alimentos que não só hidratam por serem ricos em água, como oferecem um vasto leque de nutrientes essenciais para a saúde.
É o caso do pepino, da alface, da curgete e dos rabanetes, alimentos que contam com 95% de água na sua composição.
A publicação vai mais longe e, depois de ouvir uma série de médicos e especialistas, indica que algumas frutas e vegetais conseguem hidratar o corpo até duas vezes mais do que um copo de água.
Eis os alimentos com maiores níveis de água na sua composição, segundo o site Tua Saúde (o número refere-se à quantidade de água em gramas por cada 100 gramas de alimento):
Rabanete cru – 95,6 gramas de água por cada 100 gramas
Nabo cozido – 94,2 gramas
Melancia – 93,6 gramas
Tomate cru – 93,5 gramas
Cenoura crua – 92 gramas
Couve-flor cozida – 92 gramas
Melão – 91,8 gramas
Morango – 90,1 gramas
Abacaxi – 87 gramas
Pera – 85,1 gramas
De acordo com a publicação, deve ser dada uma especial atenção a alimentos como a água de coco, o espinafre, a laranja e tangerina e alguns peixes, já que são alimentos ricos em água e também em sais minerais, como sódio, magnésio, cálcio, cloro, potássio, ferro e iodo.
O morango, o limão, a maçã, o repolho, o agrião e a beringela são também alimentos com alto teor de água, mas também de fibra
Embora o consumo de água seja fundamental para a boa saúde e funcionamento do organismo, é importante ter em conta a escolha dos alimentos e a necessidade de se ter uma dieta adequada e equilibrada, que dê prioridade a frutas e verduras.