Por precaução, pelo bem-estar ou pela saúde, são muitas as pessoas que têm cortado ou eliminado o glúten das suas dietas.
Que esta proteína está presente no pão comum, já sabemos. Mas o glúten pode estar em muitos outros alimentos não tão óbvios e que estão muito presentes no quotidiano.
O glúten, que resulta da mistura de proteínas vegetais, está presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte, e em todos os produtos que utilizam um desses ingredientes.
Por isso, a pizza que costuma comer, a cerveja, mas também a polpa de tomate, a sopa instantânea, as batatas para fritar congeladas ou a aveia que geralmente compra contêm glúten. Por isso deve estar atento aos rótulos.
Algumas empresas utilizam cereais com glúten como espessante para a polpa de tomate, as sopas instantâneas mais comuns também levam glúten na preparação.
As batatas para fritar congeladas também costumam conter glúten e as que come em restaurantes também pode conter, até porque muitas vezes são fritas no mesmo óleo que outros alimentos.
A aveia, ainda que por si só não contenha glúten, costuma ser processada junto de outros cereais e por isso é muito provável que contenha glúten.