Apesar da 'guerra' estar longe de estar acabada, o progresso feito pelas mulheres desde o primeiro Dia Internacional das Mulheres, em 1908, é impressionante. Tudo começou quando 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade de Nova Iorque exigindo menos horas de trabalho, um melhor salário e o direito a votar.
1. Nem sempre foi celebrado no dia 8 de março. Nos primeiros cinco anos o Dia Internacional da Mulher era celebrado no dia 28 de fevereiro.
2. O próprio significado deste dia tem evoluído. Começou por sem um protesto massivo organizado por mulheres que procuravam ter melhores condições de trabalho e o direito ao voto. Mas desde aí tem-se tornado num dia de consciencialização em relação ao progresso da mulher na corrente luta pela igualdade de género. É também um dia para destacar por todo o mundo os assuntos que afetam directamente a mulher.
3. É uma data reconhecida em mais de 25 países. Incluindo países como China, Vietname, Uganda, Afeganistão, Cuba, e Rússia.
4. É feriado oficial em 24 países e na China, na Macedónia, em Madagascar e no Nepal é feriado só para as mulheres.
5. Nos Estados Unidos celebra-se a história da mulher durante todo o mês de março. Foi declarado pelo presidente Barack Obama em 2011.
6. É celebrado também por homens. Apesar de ser um dia criado por mulheres e para mulheres, também muitos homens aproveitam este dia para honrar as lutas das mulheres e assumir os valores do feminismo.
7. Desde 1996, a ONU atribui um tema especial ao Dia Internacional da Mulher. Este ano é ‘Planeta 50-50 em 2030: Um passo decisivo pela igualdade de géneros’.
8. Em países como Portugal o dia é celebrado com a oferta de flores às mulheres e com jantares e festas só para o sexo feminino.