Sete coisas que pode estar a confundir com fome

Comer é uma necessidade biológica mas o estilo de vida dos tempos que correm por vezes desencadeiam um apetite desenfreado.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho com Ana Lemos
23/03/2016 11:57 ‧ 23/03/2016 por Vânia Marinho com Ana Lemos

Lifestyle

Dicas

Passa o dia com fome? Há sinais e reações que pode estar a confundir com fome.

O site Bolsa de Mulher destaca sete coisas que pode achar que são um sinal de fome mas não são:

1. Noite mal dormida. Estudos sugerem que dormir menos de oito horas por noite pode fazer com que faça piores escolhas alimentares e exagere nas doses.

2. Procrastinação. Muitas vezes a comida é utilizada como desculpa para não realizar uma tarefa ou começar uma tarefa. Confirme se vai comer porque tem fome ou porque quer adiar o trabalho. Se ainda assim quiser comer, opte por uma salada em vez de snacks doces ou salgados.

3. Desidratação. Por vezes a fome pode ser um sintoma de sede. Antes de ir comer, beba um copo de água para perceber do que é que precisa realmente.

4. Stress. A ansiedade e o stress são as causas mais comuns da compulsão alimentar, uma vez que podem ser uma forma de se confortar.

5. TPM e gravidez. Durante o período da tensão pré-menstrual (TPM) e a gravidez as mulheres sentem desejos alimentares por causa da desregulação das hormonas. Mas é preciso ter cuidado para que estes desejos não se convertam em quilos a mais.

6. Tristeza. Sentir-se triste pode alterar os níveis de serotonina no corpo. Conhecida como a hormona do prazer, é libertada quando come. Por isso, quando está triste comer pode trazer um alívio quase instantâneo. Mas tem danos a médio e longo prazo, claro.

7. Compulsão. Quanto mais açúcar se consome, maior o desejo por este tipo de alimentos. A leptina é uma hormona que controla a saciedade e os alimentos com alto teor de açúcar prejudicam a sua atuação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas