Quatro principais caraterísticas da fome emocional
Comer por impulso é algo que acontece com alguma frequência e que faz com que muitas pessoas não consigam manter um peso saudável.
© iStock
Lifestyle Dieta
Quando se está com fome, o corpo é o primeiro a dar sinais, muitos deles físicos. Mas alguns desses sinais podem ser confundidos ou oriundos de desregulamento emocionais, causados pela tristeza ou stress, por exemplo.
A fome emocional é uma condição real que afeta muitas pessoas, fazendo com que não consigam manter um peso saudável ou até mesmo emagrecer. Segundo o site Mind Body Green, são estas as principais caraterísticas.
1. A fome emocional surge rapidamente e, por isso, é impulsiva. Sente-se fome naquele preciso momento, mesmo que se tenha comido minutos antes e o stress é um dos principais culpados. A melhor forma de perceber se a fome que se sente é genuína é ter noção de quando surgiu, uma vez que a fome real vem gradualmente.
2. A fome emocional faz com que se devore a comida. Quando a fome não é orgânica, a pessoa devora, literalmente, o que tem à frente, num impulso e, por vezes, sem pensar.
3. A fome emocional apenas tem como objetivo o prazer e satisfação e não necessariamente a saciedade. Quando se está com as emoções à flor da pele, é comum comer para compensar e consolar, o que faz com que a fome que se sinta seja meramente emocional.
4. A fome emocional não sacia. Além da pessoa procurar comer para se sentir feliz, uma pessoa que não consegue controlar a fome social também não consegue controlar o apetite, sentindo dificuldade em ficar saciada.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com