É certo que a alimentação vegetariana e vegan é benéfica para a saúde, mas na hora de retirar os produtos de origem animal, surgem questões e dúvidas relacionadas com a ingestão de proteínas.
Existem vários alimentos ricos neste macronutriente, mas há um que se destaca: o cogumelo. Além de existirem vários tipos de cogumelos, este alimento é altamente versátil e rico em proteína, sendo uma ótima alternativa à carne e ao peixe, uma vez que é também saciante.
Mas existem mais motivos para começar a apostar no consumo de cogumelos, diz o site Bolsa de Mulher, que revela a capacidade deste alimento lutar contra o cancro, de aumentar a função imunológica, especialmente os cogumelos shitake e de proteger o cérebro e o sistema nervoso, capacidade encontrada no cogumelo reishi.
A nível nutricional, os cogumelos contêm, por exemplo, uma capacidade antioxidante tão eficaz quanto as cenouras e tomates, são uma excelente fonte de selénio (fundamental para combater a inflamação), vitamina D e potássio.