As bactérias existentes nos intestinos não são apenas boas para o bom funcionamento dos mesmos, são importantes para a saúde em geral.
De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, as ‘bactérias boas’ – que podem ser obtidas com a ingestão de probióticos – conseguem ter um poder anti-inflamatório, o que faz com que sejam importantes para a saúde e para a prevenção de doenças como a obesidade e o cancro, lê-se no site do estabelecimento de ensino.
Depois de passarem a pente fino um vasto leque de bactérias intestinais, os investigadores norte-americanos concluíram que a Lactobacillus (presente em alimentos como o iogurte e o kefir) é capaz de atuar diretamente nos danos genéticos e reduzir a inflamação – algo que é fundamental para travar o desenvolvimento de algumas doenças, como as neuro degenerativas, cardiovasculares e oncológicas.
Para os investigadores, o estudo pode abrir portas para novos fármacos, uma vez que os suplementos de probióticos podem ser a chave para a prevenção de um vasto leque de condições de saúde. Além disso, os cientistas defendem, ainda, que poderá vir a ser possível saber qual o risco de cancro de uma pessoa avaliando apenas os seus níveis e tipos de bactérias intestinais.