Não há corredor que, pelo menos uma vez, não tenha sentido dores nos joelhos durante ou após a corrida. Esta parte do corpo é a que mais facilmente sofre com o impacto da passada, ficando à mercê de uma série de lesões.
Quando a dor ocorre atrás do joelho, as causas podem ser várias, mas há quatro que se assumem como frequentes, lê-se no site da Fitness Magazine.
A tendinite dos isquiotibais é uma das causas recorrentes e faz-se sentir com uma súbita rigidez ou dor na parte de trás do joelho, ocorrendo mais facilmente no início da corrida, podendo desaparecer minutos depois. Este problema pode intensificar-se com uma má postura durante a corrida.
Saiba mais: Joelhos sempre a estalar? Poderá vir a desenvolver esta doença
Mas a dor atrás do joelho pode ainda ser causada por um quisto de Baker, uma espécie de caroço que pode inchar e que pode condicionar os movimentos da perna. Este quisto forma-se com a acumulação de fluído e pode ser tratado com descanso, com fisioterapia ou com o recurso a injeções para tirar o líquido. A intensidade da dor e a frequência do inchaço deve ser avaliada por um médico.
Uma possível lesão no menisco podem estar também relacionada com a dor na traseira do joelho e ser provocada por algum trauma ou entorse. Este problema inibe a hidratação das cartilagens, podendo ser grave em alguns casos.
Por fim, mas não menos importante, a dor na parte de trás do joelho pode ainda ser causada por uma tendinite patelar, mais conhecida como ‘joelho saltador’. Explica a publicação que este problema pode causar incapacidade, embora seja inofensivo na maioria das situação.
A causa desta doença não é, ainda, muito concreta, mas acredita-se que o esforço constante e repetitivo possa estar na origem do problema.
Se é corredor saiba quais são as dores que o devem levar ao médico.