Correr, caminhar, levantar pesos, fazer abdominais, treinar a elasticidade, impulsionar a resistência… estes são exemplos de exercícios que fazem bem ao corpo e à saúde. Contudo, estes são também exemplos de exercícios que podem causar inchaço em algumas partes do corpo, com especial frequência nas mãos e nas pernas.
O inchaço durante o exercício é uma condição comum, mas que não deve ser desvalorizada. Segundo o especialista em medicina desportiva Thomas Bottiglieri, o inchaço severo (que ocorre de forma intensa durante e após o exercício) “pode indicar problemas de saúde graves, como a hipertensão ou possíveis doenças cardíacas” e ser notório através de sinais de urticária.
Ao site da revista Prevention, este especialista revela o que se deve fazer quando começam a inchar as mãos e as pernas durante ou imediatamente após o treino. Um dos primeiros procedimentos a ter em conta é levantar os braços acima da cabeça e dar socos ‘imaginários’ para fazer o sangue circular, uma vez que este pode ficar mais concentrado nas mãos durante o exercício.
Ter atenção à postura é outra forma de evitar o inchaço, uma vez que uma postura correta permite uma circulação mais natural e homogénea do sangue.
Outro aspeto a ter em conta para que não ocorra qualquer tipo de inchaço é optar por meias que não fiquem apertadas e por banir todo e qualquer tipo de bijuteria durante o treino (incluindo anéis, brincos, colares, pulseiras, etc.). A roupa também deve ser confortável e folgada q.b.
Seguir uma boa alimentação antes do treino e beber água durante o exercício são outras recomendações dadas pelo médico e que permitem prevenir possíveis inchaços.