Ainda não almoçou? Eis os riscos de não comer a horas

Estudo sugere que comer a horas é tão importante como o que come.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
22/06/2016 13:53 ‧ 22/06/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

Nunca come à mesma hora? Passa várias horas sem comer? Estudo sugere que os padrões irregulares de refeição estão ligados a um maior risco de hipertensão, obesidade e diabetes.

Um grupo de cientistas do King’s College de Londres, da Universidade de Newcastle e da Universidade de Surrey analisou uma série de estudos e concluiu que a frequência com que come pode ser tão importante como o que come.

De acordo com a revisão que fizeram, comer de forma irregular – ou seja, umas vezes comer várias vezes ao dia, e outras vezes passar horas e outras sem comer – está relacionado com um risco mais alto de sofrer de hipertensão, diabetes tipo 2 e obesidade.

Os investigadores destacam que comer de forma inconsistente pode afetar o funcionamento do relógio interno do corpo – ou ritmos circadianos – que tipicamente seguem um ciclo de 24 horas e que influenciam inúmeros processos metabólicos, incluindo a digestão, o apetite, a digestão e a forma como o corpo lida com a gordura, o colesterol e a glucose.

Como reporta o Daily Mail, os investigadores admitem que é preciso fazer mais estudos para perceber o impacto das rotinas de refeição na saúde pública – especialmente em tempos com tantos trabalhos por turnos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas