Confiante: Que tem confiança em si. Firme. Seguro.
Ser confiante é mais do que uma caraterística, é uma forma de estar na vida e um espelho da auto-estima de uma pessoa. Embora algumas sejam seguras de si, do seu corpo e das suas atitudes, outras questionam tudo e mais alguma coisa, inclusive a sua própria personalidade, tendo níveis de confiança baixíssimos – o que se espelha não só na forma como agem com os outros, mas também no modo como se veem a si mesmas.
Mas ser confiante está ao alcance de todas as pessoas, basta que queiram. Segundo o site Bustle, existem muitas formas de se parecer uma pessoa mais confiante nas mais variadas situações e uma das mais eficazes é traçar metas. Numa festa por exemplo, essas metas podem ser falar com pessoas, dançar ou ajudar o anfitrião, o que importa é que se fará de tudo para as realizar, o que mostra também determinação.
Ouvir mais e falar menos é também uma forma de mostrar confiança, uma vez que não existe uma necessidade de justificar ou de falar na primeira pessoa. Mas a confiança pode ainda ser espelhada com a linguagem corporal, uma vez que as pessoas mais nervosas tendem a mexer muito nas próprias mãos ou a tocar no rosto, por exemplo.
Evitar dizer ‘talvez’, ‘não sei’ ou ‘quem sabe’ é outra forma de revelar confiança e segurança naquilo que se diz e pensa, lê-se no Bustle.