A gravidez e o período pré-menstrual são dois dos momentos em que a sensibilidade dos mamilos das mulheres e maior. Esta parte do corpo é uma das mais vulneráveis a estímulos, sendo também uma das que mais excitação proporciona.
E é tudo uma questão de sensibilidade, mas, em alguns casos, a sensibilidade é maior e até mesmo mais intensa. A culpa, lê-se na revista Women’s Health, é dos níveis de estrogéneo e progesterona, duas hormonas que interferem com a densidade dos nervos à volta da mama e da aréola, como explica a médica Sherry Ross.
De acordo com a especialista, a sensibilidade dos mamilos pode ser benéfica para as mulheres, especialmente quando porta uma maior sensibilidade sexual (sim, há mulheres que conseguem alcançar o orgasmo apenas com a estimulação desta parte do corpo), mas pode também indicar um problema de saúde quando à sensibilidade estiver associada a dor ou a comichão.
A sensibilidade dos mamilos está diretamente relacionada com questões hormonais, mas pode ainda ser causada pela toma da pílula, pelo tabaco, pelo consumo elevado de cafeína ou por uma dieta rica em gorduras.
E já que falamos de mamilos, sabe porque é que esta parte do corpo (e o pénis) tem uma cor mais escura?