Casar ou não casar, eis a questão que muito inquieta os adultos. Embora não exista uma situação melhor do que outra, até porque a solidão é real e os casamentos perfeitos não existem, a resposta que a ciência mais recentemente defende é que o melhor é mesmo não casar.
O conselho é dado pela psicóloga especializada em relações Bella DePaulo que, durante a apresentação da 124º Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia, confessou que ser solteiro traz mais benefícios do que ser casado.
Embora existam aspetos bastante positivos e benéficos associados ao casamento ou à junção e que já foram comprovados cientificamente, ser descomprometido pode proporcionar uma vida mais rica e mais significativa às pessoas, conta o Business Insider.
Esta é uma das conclusões da revisão que DePaulo fez a mais de 800 estudos sobre relações e o efeito das mesmas no estilo e qualidade de vida. Diz a especialista no seu trabalho que as pessoas solteiras são mais determinadas, motivadas, auto-suficientes e positivas do que as casadas. A confiança nas próprias capacidades é também maior entre os descomprometidos.
Além disso, os solteiros conseguem crescer mais como pessoas e cumprir mais facilmente os objetivos a que se propõem. E como se não bastasse, garante DePaulo, mantêm uma melhor relação e mais próxima com a família, amigos e colegas de trabalho.
Afinal, e como a ciência já o tinha dito, mais vale estar sozinho do que mal acompanhado, até porque a saúde também fica a ganhar.