Estas são as dez qualidades das pessoas mais autênticas

A autenticidade é uma qualidade e são dez as caraterísticas que mais a revelam.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
09/09/2016 11:40 ‧ 09/09/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Comportamento

Ser autêntico é ser natural, é ser aquilo que se é e não aquilo que os outros querem que se seja. Ser autêntico é mostrar o melhor de si, sem nunca esconder o lado negativo da sua personalidade.

Ser autêntico, por exemplo, é a única forma de sobreviver às redes sociais. E porquê? Porque se é verdadeiro mesmo num mundo digital. Mas a autenticidade não é uma caraterística com fácil de decifrar, especialmente em pessoas que se acaba de conhecer.

De acordo com a psicóloga Sherrie Campbell, a auto-reflexão é uma das principais qualidades das pessoas autênticas, uma vez que é a única forma de conseguirem encontrar o pleno equilíbrio e de se conhecerem a si mesmas.

As pessoas autênticas têm também um ego saudável e consciente, como diz a especialista numa publicação assinada no Business Insider. Concentrar as atenções em todas as possibilidades e encontrar uma solução para ultrapassar os problemas não só mostra uma tremenda capacidade de resiliência como é também um sinal de autenticidade, tal como o bom carácter, algo que Campbell considera como fundamental. “Não é possível ser autêntico sem primeiro possuir um forte sentido de carácter. Isso significa que a pessoa não diz coisas que não quer dizer, as promessas não são feitas se não podem ser cumpridas”, explica.

Uma pessoa autêntica é ainda uma pessoa visionária pelo simples facto de se conhecer bem a si mesma, sendo capaz de detetar todas as suas forças e as suas fraquezas. Mas uma pessoa autêntica não olha apenas para si, guarda sempre tempo e espaço para os outros, especialmente para os ouvir. E quando se fala em ouvir, fala-se também na capacidade de prestar atenção às críticas que lhe são feitas, uma vez que a consistência é uma das palavras de ordem e, para tal, há que encontrar os próprios defeitos e transformá-los em qualidades.

Ser transparente q.b. e gostar de estar rodeado de pessoas e de trabalhar em equipa, adquirindo o que de melhor os outros podem ensinar são outras caraterísticas apontadas pela psicóloga, que não deixa de mencionar a abertura para experiências, pois tudo o que vem de fora pode ser aproveitado positivamente para o crescimento pessoal.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas