A obesidade está diretamente relacionada com dez diferentes tipos de cancro. O alerta é dado pelo Public Health England, que revela que três quatros da população britânica não tem ainda a consciência de que a obesidade está na origem de algumas das mais graves variedades da doença, uma realidade que é bem mais global do que muitas pessoas pensam.
Como conta a BBC, a entidade britânica está agora empenhada em fazer soar ainda mais alto os sinais de alerta e, para tal, pretende ainda dar continuidade à luta que o país tem travado em relação à quantidade de açúcar presente nos alimentos consumidos diariamente e que está associada ao excesso de peso.
E é o excesso de peso que mais preocupa, uma vez que, por exemplo, vários estudos indicam que 40% dos cancros do útero são provocados pela obesidade. Mas têm as pessoas consciência disso? Não. Uma em cada três britânicos não associa o peso a mais ao cancro do útero e da mama. Mas estes não são os únicos.
Esófago, fígado, vesícula biliar, mama, rins, pâncreas, intestino, ovários, próstata e útero são os dez tipos de cancro que a ciência acredita que têm origem no excesso de peso e em todas as consequências associadas a tal condição.