Muito provavelmente apostaria em dar-lhe um elogio, como: “és muito bonita/o”, mas se o seu objetivo é gerar algum interesse amoroso, é possível que não seja a melhor aposta.
A política do piropo é complicada, há muitos fatores envolvidos em algo que pode ser considerado querido e cativante ou uma invasão da ‘bolha’ física e mental da pessoa que recebe o elogio.
Ali Eaves, editora e autora da coluna 'The girl next door' da revista Men’s Health não hesita em dizer que começar um ‘engate’ como a maioria dos homens faz, dizendo algo de positivo sobre o aspeto da possível ‘presa’ é a pior opção de todas.
Explica que ouvir “és muito bonita/o” ou “és mesmo linda/a” é bastante desconfortável pois não há muitas formas de responder a isto. E por ser algo desconfortável e que não incita a conversa é que não resulta. A pessoa poderá responder com um constrangido “obrigada”, e seguir a sua vida.
Então o que pode dizer quando conhece ou vê alguém que lhe desperta o interesse? Ali Eaves diz que a melhor opção, que requer tranquilidade e boa conversa, é: fazer ‘conversa fiada’. Ou seja, dizer uma frase casual, em que o conteúdo literal é o menos importante, mas que possa abrir a possibilidade de conversa. Pode falar do tempo, do que estão a beber, do ‘barman’, etc.
O mais importante é que se note que reparou naquela pessoas e que se sente curioso em relação a ela, mas sem entrar a ‘matar’.