Um rabo-de-cavalo muito apertado ou um puxo mais intenso podem causar dores de cabeça passadas algumas horas. O desconforto aparece pouco depois de se apanhar o cabelo, mas as dores surgem assim que este é solto. Sabe porque é que tal acontece?
Segundo a neurologista Denise E. Chou, as dores de cabeça associadas aos penteados devem-se ao impacto que é causado nos nervos do couro cabeludo. Na prática, explica a médica do Centro Médico da Universidade de Columbia (nos Estados Unidos), quando se prende o cabelo com muita intensidade ou muito em cima da nuca “está-se a puxar os nervos do couro cabeludo”, algo que faz com que “os nervos sensoriais sejam ainda mais ativados”, o que “resulta numa dor de cabeça ou no início de uma dor de cabeça”.
Como revela a revista norte-americana Elle no seu site, esta sensação de dor após soltar o cabelo tem o nome de alodinia cutânea, sendo mais intensa nas pessoas que sofrem frequentemente de enxaqueca, uma vez que o hábito de prender muito o cabelo vai intensificar as dores de cabeça que são já constantes.