É por isto que os rabos-de-cavalo fazem dores de cabeça

Passar o dia com o cabelo apanhado pode até ser bastante prático, mas também doloroso.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
11/10/2016 20:10 ‧ 11/10/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Curiosidades

Um rabo-de-cavalo muito apertado ou um puxo mais intenso podem causar dores de cabeça passadas algumas horas. O desconforto aparece pouco depois de se apanhar o cabelo, mas as dores surgem assim que este é solto. Sabe porque é que tal acontece?

Segundo a neurologista Denise E. Chou, as dores de cabeça associadas aos penteados devem-se ao impacto que é causado nos nervos do couro cabeludo. Na prática, explica a médica do Centro Médico da Universidade de Columbia (nos Estados Unidos), quando se prende o cabelo com muita intensidade ou muito em cima da nuca “está-se a puxar os nervos do couro cabeludo”, algo que faz com que “os nervos sensoriais sejam ainda mais ativados”, o que “resulta numa dor de cabeça ou no início de uma dor de cabeça”.

Como revela a revista norte-americana Elle no seu site, esta sensação de dor após soltar o cabelo tem o nome de alodinia cutânea, sendo mais intensa nas pessoas que sofrem frequentemente de enxaqueca, uma vez que o hábito de prender muito o cabelo vai intensificar as dores de cabeça que são já constantes.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas