O que acontece quando contemos os gases

Em público, por vergonha mas também pelas ‘normas’ da sociedade, tendemos a conter os gases. Mas que efeito é que isso tem na nossa saúde?

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
16/10/2016 18:00 ‧ 16/10/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Bem-Estar

Toda a gente sofre ou já sofreu de flatulência e quando se está em público, se não queremos passar uma grande vergonha, é preciso conter os gases ou, pelo menos, disfarçá-los.

O médico gastrenterologista - especialista no sistema digestivo - Gonzalo Guerra destaca na secção Buena Vida do jornal espanhol AS que “os gases têm de ser expulsos e atender à chamada da natureza”.

De acordo com o médico da mesma especialidade Agustín Balboa “os gases formam-se nesta zona [no intestino grosso ou no cólon] pela interação de dois principais fatores: as bactérias que todos temos no cólon e os restos da digestão dos alimentos que ali chegam, onde se formam as fezes.”

Desataca que esta é “uma situação de incómodo intestinal que raramente se complica”. No entanto, em casos extremos em que a pessoa não consegue libertar esses gases de forma nenhuma, podem formar-se divertículos – apêndice oco sem saída – na parede interna do intestino.

Estas formações podem infetar, quando em contacto com vestígios de fezes, por exemplo, provocando uma diverticulite, um problema que apesar de não ser grave é doloroso e pode exigir cirurgia.

No geral, conter os gases durante algum tempo não representa um grande risco para a saúde dos intestinos. Mas e o que é que acontece aos gases? Dissolvem-se no nosso corpo? Agustín Balboa responde: "Irão produzir-se processos lentos de reabsorção de alguns componentes do gás intestinal." Mas até lá, deverá passar um mau bocado.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas