No mundo da alimentação saudável há um aspeto que não pode falhar: A partilha nas redes sociais. Plataformas como o Instagram e o Tumblr assumem-se como protagonistas nesta tendência, que implica, quase sempre, o uso de hashtags na legenda das fotografias de comida.
#eatclean, ou ‘come limpo’, é uma das mais frequentes e está quase sempre relacionada à partilha de imagens de fruta, vegetais, sumos ou sopas. Mas será que as pessoas sabem o que significa esta hashtag?
Segundo a dietista Cynthia Sass, o uso de #eatclean - que tem mais de 35 milhões de partilhas apenas no Instagram - está associada ao consumo de alimentos no seu estado mais puro, devendo excluir-se todo o tipo de produtos industrializados, processados e/ou repletos de aditivos.
Na prática, explica, as pessoas devem dar preferência aos alimentos integrais, de alta densidade nutricional, frescos e ricos em proteína. E o que é que se inclui aqui? Os alimentos maioritariamente de origem vegetal, podendo também fazer parte deste leque os alimentos de origem animal que são considerados saudáveis, como o salmão e o atum natural.