Uma hora de exercício por dia e não sabe o bem que lhe fazia. Mas é o suficiente para se alcançar benefícios para a saúde? Sim e até sobra.
Como explica à revista norte-americana Women’s Health o médico Edwards Phillips, a recomendação base é que sejam feitos 30 minutos de exercício por dia ao longo de cinco dias por semana.
Este ‘plano de treino’ oferece 85% dos benefícios para a saúde associados à atividade física, devendo, por isso, ser visto como como o essencial para se ter saúde. Contudo, tal não quer dizer que a pessoa tenha que se ‘matar’ em cada treino, pelo contrário.
Como indica o médico, os benefícios surgem quando se executam diariamente atividades de intensidade moderada, como caminhar, andar de bicicleta, fazer elíptica, participar numa aula de grupo, etc.
“Muitas pessoas pensam que o exercício tem que ser levado ao ponto de se ficar sem ar ou completamente transpirado”, diz o médico, salientando que as pessoas podem, de facto, treinar até aos seus próprios limites, mas para se ter mais saúde não é necessário tal esforço.