Erros que deve evitar cometer quando vai correr

Para usufruir melhor da corrida, obter melhores resultados e evitar dores e lesões, conheça os erros que deve evitar.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
18/11/2016 11:40 ‧ 18/11/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Running

O running – ou a corrida, como lhe queira chamar – está na moda mas, como qualquer exercício físico é preciso estar atento para não cometer erros que lhe possam provocar lesões ou dificultar a vida.

O site El Confidencial destaca os comportamentos que não deve imitar se quer ter uma vida desportiva saudável:

Querer fazer muitos quilómetros a correr demasiado rápido. Certamente já ouviu dizer que a pressa é inimiga da perfeição. Pois bem, neste caso além de inimiga da perfeição também é inimiga do seu corpo. A progressão deve ser constante, aumentando a quilometragem pouco a pouco. Ao início o essencial é permitir que o corpo se adapte. Caso contrário, a fadiga vai chegar muito rápido e ainda poderá provocar lesões.

Não respeitar os descansos. Tenha ou não um plano de treino estabelecido, os dias de recuperação são obrigatórios e, ainda que não acredite, nesses dias também está a treinar. Na medida em que o descanso deixa o corpo recuperar e adaptar-se a esses novos estímulos. E não descansar pode dar origem a lesões e exaustão.

Hidratar-se e alimentar-se mal. Durante os treinos o nosso corpo sofre um desgaste do qual devemos estar conscientes. Hidratar-se e comer bem é essencial para conseguir repor o que perdemos a treinar.

Confiar completamente em treino genéricos. Não faltam planos de treino na internet para bater a tal marca ou correr os quilómetros que tanto ambiciona, mas é preciso que saiba que esses treinos não foram elaborados especificamente para si, pelo que poderão não se adaptar às suas capacidades ou necessidades. Um plano de treino deve ser individual e personalizado.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas