Ir ao talho um dia e comprar carne para toda a semana ou até mesmo para todo o mês é uma prática cada vez mais recorrente, especialmente quando o tempo para ir ao supermercado é quase nulo.
Congelar a carne é a alternativa mais viável, mas muitas pessoas desconhecem a necessidade de respeitar os tempos de congelação. Além de ser importante manter a carne a temperaturas abaixo de zero, deve-se ter noção de que nem todos os tipos de carne reagem da mesma forma ao congelador.
A título de exemplo, e como explica o site Bustle, a carne vermelha pode ser congelada até um ano. A carne bovina mantém a qualidade entre quatro a 12 meses de congelação, enquanto as costeletas de porco devem ser congeladas no máximo até seis meses. As carnes para assados mantêm-se comestíveis até um ano, já o bacon não aguenta mais do que dois meses. A carne picada tem uma validade no congelador de três a quatro meses.
A carne de aves domésticas, por seu turno, podem ser congeladas até um ano, se inteiras; quando partidas, o tempo de congelação não deve exceder os nove meses.
O peixe magro pode ser congelado durante seis meses, enquanto o peixe gordo não deve ficar no congelador mais do que dois ou três meses.
Depois de cozinhada, a carne vermelha não deve ficar mais do que três meses no congelador e a carne branca deve ser congelada apenas por quatro meses.
Quando a carne fica 'queimada' pelo gelo, sabe o que fazer?