É com a chegada da pré-menopausa, pelos 50 anos ou antes, que muitas mulheres começam a perder apetite sexual ou sentem algum tipo de dor/desconforto durante o ato, o que faz com que o sexo seja uma atividade renegada.
Mas é possível ter uma vida sexual tão ou mais satisfatória depois dos 50… e tudo depende da boa qualidade de sono. Um recente estudo publicado na revista online Menopause revela que uma boa noite de sono pode estar ligada a uma melhor vida sexual nas mulheres com mais de 50 anos.
A investigação analisou 93,668 mulheres entre os 50 e 79 anos e concluiu que o hábito de dormir menos do que oito horas está relacionado com menores níveis de satisfação sexual.
As mulheres com mais de 70 anos e com uma rotina de sono de menos de seis horas por noite mostraram ser 30% menos propensas a ter uma vida sexual ativa, quando comparadas com aquelas que dormiam entre as sete e oito horas por noite.
A insónia foi diagnosticada em 31% das participantes e está diretamente relacionada com um menor prazer sexual nas mulheres pós-menopausa. Contudo, as menores horas de sono mostraram ter um efeito positivo na vida sexual das mulheres mais jovens.
De todas as participantes do estudo, 59% confessaram estar muito satisfeitas com a atual vida sexual e 52% disse ter feito sexo com o respetivo parceiro nos últimos 12 meses.