A questão é simples: se quer ter saúde, boa disposição e sucesso na vida pessoal e profissional, precisa de dormir. É tão simples quanto isto, apenas uma rotina de sono equilibrada e adequada é capaz de deixar o organismo a funcionar bem.
Tentar ir para a cama sempre à mesma hora e acordar assim que o despertador toca ajuda a criar uma rotina mais eficaz, contudo, nem sempre é fácil e as horas que se passam a dormir são tão poucas que mais parece que se passou a noite acordado.
Quando o tempo de descanso é insuficiente (inferior a sete horas), o corpo não hesita em emitir alguns sinais claros de que algo não está bem. Como explica o site Food Matters, são quatro aqueles a que as pessoas devem prestar uma especial atenção.
Sintoma 1 – Ganho de peso mesmo quando se tem um estilo de vida saudável.
Mesmo quando se tem uma alimentação equilibrada, a má qualidade de sono faz com que se ganhe peso, uma vez que a hormona da saciedade (adiponectina) é produzida em menor quantidade, enquanto a hormona da fome (grelina) é produzida em maior quantidade.
Sintoma 2 – Vontade constante de comer alimentos doces e gordurosos.
A produção aumentada da hormona do stress, o cortisol, faz com que a pessoa sinta uma maior necessidade de comer alimentos viciantes, que são os processados e pouco ou nada amigos da saúde.
Sintoma 3 – Incapacidade de concentrar.
Quando não se dorme o suficiente, o cérebro é incapaz de se manter concentrado, mesmo que seja por escassos momentos. Em causa, explica a publicação, está o esforço excessivo feito pela parte do cérebro responsável pelo estado de alerta durante a noite.
Sintoma 4 – Mudanças constantes de humor, com predominância para a infelicidade.
Quando não se dorme bem, são as hormonas desregulam constantemente e fazem com que o organismo entre em estado de confusão, algo que afeta não só a saúde física, como a mental.