Quase todos os dias a cena repete-se, já devia ter saído há uma hora, ainda não acabou a sua última tarefa e o seu chefe pede-lhe que dê uma vista de olhos a mais umas tarefas.
Promete a si próprio que não se volta a repetir e que se voltará terá de falar com o seu superior e dizer-lhe que está com trabalho até às pontas do cabelo. Mas há um medo que o persegue, ser despedido.
Apesar de esta conversa poder ser aterradora, os especialistas em produtividade e comportamento organizacional destacam com uma atitude proativa na hora de expôr ao seu chefe que que está sobrecarregado de tarefas pode trazer benefícios, tanto para o trabalhador como para a empresa.
O Buena Vida do AS explica que a melhor forma de ter esta conversa sem acabar despedido passa por adotar a estratégia certa.
Antes de mais deve escolher o momento mais oportuno – opte por uma altura do dia em que o seu chefe se encontre menos ocupado – e como nunca se deve levar ao chefe um problema sem solução, leve três soluções possíveis para o excesso de trabalho para sugerir ao seu chefe.
Deve ainda levar dados que justifiquem a sua queixa, nomeadamente um registo detalhado das horas que tem trabalhado e que tem dedicado a cada tarefa, de forma que fique evidente o excesso de trabalho, sem margem para dúvidas.
Apostar num tom calmo, uma conversa simples mas com um discurso fundamentado deve ser uma prioridade durante esta conversa.