Pequenos atos de bondade tornam os casamentos mais felizes. Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Rochester, que indica que fazer algo pela cara-metade faz aumentar a sensação de bem-estar do/a parceiro/a e com isso a felicidade de ambos.
Publicado na revista Emotion e citado pela Time, o estudo vem comprovar aquilo que a ciência tem já vindo a defender e que diz que é nos pequenos gestos e atitudes que está a firmeza de uma relação.
Além disso, esta investigação salienta que, na vida a dois, dar é mais importante do que receber, pois a felicidade de quem recebe é suficiente para quem dá ficar também feliz.
O estudo analisou 175 recém-casados ao longo de sete meses, sendo que cada um dos elementos teve de revelar quando o/a parceiro/a tinha feito algo por si ou pelas suas necessidades. O estado emocional de cada um dos participantes foi também avaliado diariamente.
E foram os atos de bondade – como mostrar agrado e gratidão, fazer algo pela casa, mudar de planos para estar com a cara-metade, etc. - aqueles que mais contribuíram para a felicidade dos casais. Quem recebeu ficou feliz e quem deu mostrou-se igualmente satisfeito com o seu ato, mesmo que quem o tenha recebido não tenha dado conta de tal, diz a Time.