Este problema de pele, que na verdade é uma doença autoimune, ocorre quando as células da pele crescem e aparecem na superfície da pele a uma grande velocidade. Esta doença inflamatória dá origem a manchas de pele seca vermelha, branca ou acinzentada que provocam comichão e até dor.
Não se conhecem a origem ou as causas desta doença mas acredita-se que o historial de doença na família, bem como fatores ligados ao estilo de vida como o tabagismo ou a obesidade, aumentam o risco de psoríase, segundo reporta a revista Health.
A mesma revista destaca que há alimentos que pode ingerir para aliviar esta condição e outros alimentos e bebidas que deve evitar.
Coma mais peixe e marisco, pois podem reduzir a inflamação e beneficiar o sistema imunitário, que está super ativo nas pessoas que têm psoríase. Deve ainda apostar em vegetais e legumes com potencial anti-inflamatório, como cenoura, curgete, batata doce, espinafres, couve e brócolos.
É aconselhável ainda que ingira grãos, pois contêm muita fibra saciante e contêm antioxidantes que ajudam a combater a inflamação.
Mas deve evitar alimentos como tomate, batata, pimentos, uma vez que algumas pessoas (não todas) com esta condição relatam que estes alimentos agravam os seus sintomas. O álcool também pode agravar os sintomas de psoríase, pois o álcool aumenta a inflamação no corpo. O consumo excessivo de açúcar, bem como os fritos, também aumenta a inflamação, por isso é de evitar.