A gravidez é um estado de graça, é uma das fases mais importantes para a vida de uma mulher (e de um homem) e também uma das fases que mais marcas deixa, seja a nível físico ou emocional.
Durante a gestação (e também depois), o corpo da mulher sofre uma série de alterações, sendo que uma boa parte acontece internamente e de forma a que o feto esteja o mais confortável e seguro possível.
É o caso da acomodação dos órgãos, que vão mudando de posicionamento à medida que o feto cresce. Para ter uma ideia de como a ‘magia’ acontece dentro do corpo da mulher, a revista Science publicou um tweet em que, através de um GIF, mostra como tudo acontece.
This is how a woman's organs shift when pregnant pic.twitter.com/BSWUxSek24
— Science (@scienmag) 23 de fevereiro de 2017
De acordo com o site Business Insider, esta imagem faz parte de um programa do Museum of Science + Industry de Chicago, nos Estados Unidos, que decidiu dedicar uma parte da sua programação à gravidez.
Como pode ver no vídeo acima, é logo a partir do primeiro trimestre que os órgãos começam a mudar, cabendo aos intestinos a função de ‘empurrar’ ligeiramente para cima os restantes órgãos, que ficam devidamente acomodados e sem causar qualquer tipo de stress.
Assim que o bebé nasce, todos os órgãos ‘afetados’ pela gestação ‘caem’ para a sua posição inicial.