Entre os superalimentos que se consomem cada vez nos dias de hoje, há um que se destaca não só pela cor, como também pelos benefícios que traz à saúde.
Falamos, claro, da alga verde clorela, um alimentos que se intitula como ‘super’ pelo impacto positivo que tem na saúde e no bem-estar de quem consome. E claro, basta uma pequena quantidade para que a ‘magia’ aconteça.
Muitas vezes associada à spirulina – uma outra alga, mas desta vez azul -, a clorela assume-se como uma das melhores aliadas da alimentação saudável, tendo como principais funções a nutrição e a desintoxicação do organismo, visto que é capaz de se unir a materiais pesados e a outras toxinas que comprometem a boa saúde. Mas para que os seus benefícios sejam absorvidos ao máximo, a clorela deve ser consumida em pó ou sob a forma de suplemento.
De acordo com o site Mind Body Green, a clorela é rica em várias vitaminas e minerais, com destaque para o ferro, cálcio, magnésio, fósforo, ácido fólico, zinco e vitaminas A, C, B6, B12 e E. Esta alga é ainda rica em proteínas (mas em menos quantidade quando comparada com a spirulina).
Mas, o que é que a clorela fez mesmo ao corpo? Segundo a publicação, são estes os sete principais benefícios:
1 - Desintoxica o organismo de metais pesados (muitos deles adquiridos através da ingestão de peixes com mercúrio), evitando, assim, a intoxicação por acumulação.
2 – Melhora o sistema imunitário, deixando-o mais forte e capaz de combater contra agressões internas e externas. Um estudo citado pela publicação indica que o consumo diário de clorela é capaz de melhorar a função do sistema imunitário em pacientes com a saúde mais debilitada.
3 - Melhora a qualidade do leite materno, sendo, por isso, uma aliada na amamentação, como indica um estudo que revela que o leite materno das mães que consomem clorela é mais ‘limpo’ de toxinas do que o leite das mães que não consomem este superalimento.
4 – É uma aliada na luta contra excesso de peso, visto que a suplementação à base desta alga mostrou-se eficaz na redução dos níveis de gordura acumulada, do colesterol total e ainda do açúcar no sangue.
5 – Reduz o stress oxidativo, aquele que é causado por agentes externos (como alimentação e poluição), especialmente entre fumadores.
6 – Ajuda a regular a pressão sanguínea, assumindo-se, assim, como um escudo protetor contra as doenças cardiovasculares e hipertensão.
7 – Alivia os sintomas de fibromialgia, em particular as dores. Cerca de dez gramas por dia de clorela pode ajudar a reduzir as dores musculares e ósseas, diz um estudo citado pela publicação.
Se ficou curioso com o poder dos superalimentos, fique a conhecer aqui os benefícios dos mais consumidos e, já agora, o motivo pelo qual deve apostar na clorela logo de manhã.