Mistério resolvido. Ciência já sabe porque é que os atacadores se soltam

A ciência decidiu estudar aquele que é um dos momentos mais irritantes de sempre: os atacadores desatados.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
14/04/2017 07:18 ‧ 14/04/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Estudo

Calça-se um dos sapatos e dá-se um nó nos atacadores, calça-se o outro sapato e repete-se o processo. Está tudo pronto para começar a andar… e a voltar a atar os atacadores.

A ciência está solidária com um dos maiores dramas humanos e, por isso, decidiu estudá-lo a fundo. Conta a BBC que uma equipa de investigadores da Universidade Califórnia Berkeley descobriu porque é que os atacadores se soltam mesmo depois de terem sido atados há poucos segundos… e tudo é por culpa de uma interação de forças.

Para o estudo, os investigadores filmaram o ‘comportamento’ dos atacadores de uns ténis durante uma corrida num percurso irregular e, após analisarem as imagens, concluíram que por cada passada, o pé exerce um impacto sete vezes maior do que a força da gravidade. Mas, o que é que a passada tem a ver com os atacadores? Tudo. Diz o estudo que para responder a esta força de impacto, o nó do atacador estende-se e alarga, acabando por ceder e desfazer-se.

Mas há mais. À medida que o nó vai relaxando, dá-se uma força de inércia nas extremidades dos atacadores, que tendem já a ser mais pesadas devido ao plástico que possuem.

Embora tudo isto pareça um processo complexo, a investigação salienta que, a partir do momento em que o nó relaxa, bastam duas passadas para que os atacadores caiam.

Publicado na Proceedings da Royal Society A, o estudo analisou ainda vários tipos de atacadores, tendo concluído que o efeito é idêntico em todos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas