A luz solar não serve apenas para ficar mais bronzeado ou para ter toda e mais alguma desculpa para ir até à esplanada mais próxima de casa ou do trabalho. A luz solar é uma fonte de vitalidade e é importante começar a dar-lhe o devido valor.
Como destaca o suplemento Zen do El Mundo, a grande protagonista da luz solar é a vitamina D, um micronutriente que ajuda a combater a hipertensão, previne a asma, reduz o risco de vários tipos de cancro (sangue, mama, próstata, etc.), afasta as doenças auto-imunes (como a esclerose múltipla) e consegue ainda deixar o sistema imunitário mais protegido, o que, por si só, é já meio caminho andado para ter uma saúde de ‘ferro’. O risco de infeções é ainda menor, diz um estudo da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, citado pela publicação espanhola.
Quando uma pessoa carece de vitamina D – seja por má exposição ou devido à alimentação desequilibrada -, são vários os sinais que o corpo dá, podendo esta carência desencadear doenças como a diabetes, a esquizofrenia e ainda a fibromialgia. A ciência aponta ainda a falta de vitamina D como uma das causas do aparecimento e agravamento do Alzheimer.
A exposição diária e protegida ao sol ajuda ainda a aumentar a libido e a melhorar as relações sexuais, não fossem a primavera e o verão as duas estações mais ‘calientes’ para brincadeiras debaixo dos lençóis.
Aproveite este dia de pausa para ir dar um passeio e usufruir dos benefícios da luz solar. Já agora, sabe quanto tempo pode estar ao sol para obter a dose de vitamina D?