Ter comichão nos olhos e nariz a pingar são sintomas que as pessoas com alergia ao pólen já estão habituadas a ter especialmente durante a primavera. Mas algumas pessoas podem mesmo desenvolver reações alérgicas a frutas e vegetais comuns.
Alguma vez ficou com formigueiro ou comichão na boca ou na garganta depois de comer certos vegetais ou frutas crus? Pode sofrer de uma síndrome de alergia oral.
Segundo explicam os especialistas do National Jewish Health, a síndrome de alergia oral consiste numa reação alérgica a frutas e vegetais que têm proteínas semelhantes a certos polens.
Alimentos
Os alimentos que podem provocar síndrome de alergia oral são: maçã, damasco, cenoura, aipo, cereja, kiwi, pêssego, pera, ameixa, amêndoa, avelã, meloa, melão, laranja, tomate, melancia, banana, curgete, pepino
Os principais sinais deste tipo de alergia são: comichão e inchaço na língua, lábios, boca ou garganta.
Tentar perceber e evitar os alimentos a que faz reações alérgicas é a melhor forma de prevenir os sintomas. Mas se já for tarde, poderá tomar anti-histamínicos para aliviar os sintomas.
Cozinhar estes alimentos também pode ajudar a degradar as proteínas a que faz alergias. Descascar os alimentos e optar pelas frutas e vegetais enlatados ou congelados durante as estações em que os níveis de pólen estão mais altos também são boas forma de se proteger.
Caso os sintomas fiquem muito agressivos ou surjam ao comer frutos secos, deve ir ao um alergologista.