Eis os segredos para uns bons fritos

Apesar de pouco saudável, por vezes fazemos fritos. Mas podemos andar a cometer grandes erros.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
02/07/2017 18:16 ‧ 02/07/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Culinária

Pode não ser saudável, mas a fritar ainda é um método de preparar comida muito utilizado. Não obstante, podemos estar a cometer erros que comprometem a qualidade e o sabor dos seus alimentos fritos favoritos.

Com base no o site espanhol Consumer e nas dicas que a cozinheira Martha Rose Shulman partilhou com o The New York Times, revelamos-lhe os segredos para fazer bons fritos:

1. Eleger uma boa gordura. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o azeite é o mais recomendado também para fritos, pois resiste melhor às altas temperaturas do que o óleo de girassol. Decompõe-se mais lentamente e não impregna tanto os alimentos.

2. Nunca misturar óleos/azeites. Nem de marcas diferentes nem tampouco óleos novos com óleos velhos. Têm diferentes “ponto de fumo” (temperatura à qual se começam a formar alguns compostos tóxicos e cancerígenos) e ao misturá-los o que queima mais depressa prejudica o outro.

3. Não reutilizar o óleo/azeite. Sempre que vai fazer fritos, deve usar um óleo ou azeite novo e nunca os deve reutilizar, pois ao ser aquecida várias vezes a gordura vai produzir compostos prejudiciais para a saúde.

4. Regule a temperatura. Para fazer bons fritos o óleo/azeite tem de estar bem quente. Para os alimentos com muita água ou grossos a gordura deve estar a 140º, para alimentos pré-cozinhados (já salteados, por exemplo) a temperatura deve ser de 160º e para alimentos pequenos (como batatas às rodelas ou palitos ou croquetes) a gordura deve estar mais quente, pelos 180º.

5. Seque os alimentos. A água favorece a decomposição do azeite, por isso deve secar bem os alimentos antes de os fritar.

6. Frite poucos alimentos de cada vez. Se deitar os alimentos todos de uma vez para a fritadeira e os deixar com pouco espaço vai baixar a temperatura do azeite e eles não vão fritar bem – ficarão ‘cozidos’.

7. Escorra bem a gordura. Mal termine a preparação, é imprescindível colocar os fritos sobre papel de cozinha para ensopar o excesso de gordura.

8. Coma os fritos logo depois de terminar a sua preparação. Para aproveitar o sabor ao máximo, deve comer os fritos acabadinhos de fazer.

9. Não tape os fritos. Tapar os fritos para que estes não arrefeçam fará com que fiquem moles e percam toda a textura.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas