Detentora de um sem fim de significados, interpretações e fatores, a felicidade é um dos estados mais desejados por todos, contribuindo para um melhor humor e uma maior sensação de bem-estar. Mas não só.
Embora já não restassem dúvidas de que a felicidade tem um impacto positivo na saúde mental (que está altamente dependente das emoções), a ciência garante agora que estar feliz é também sinónimo de mais saúde física. Quem o diz é um grupo de investigadores da Universidade de Virginia, da Universidade de Utah e da Universidade da Califórnia, todas elas nos Estados Unidos.
Publicado na revista cientícia Applied Psychology: Health and Well-Being, o estudo passou a pente fino o que já se tinha analisado sobre o efeito da felicidade e concluiu que as pessoas que estão felizes tendem a cuidar mais de si e a ter comportamentos mais saudáveis, dois fatores que, por si só, contribuem ativamente para uma melhor saúde.
Na prática, sugere a investigação, as pessoas felizes tendem a fazer mais exercício físico, a ter uma alimentação saudável e a garantir uma boa qualidade de sono, um trio fundamental para a prevenção de doenças como a diabetes, a obesidade, as patologias cardiovasculares e ainda o envelhecimento precoce.
De acordo com a Time, a revisão científica a 20 anteriores estudos sugere ainda que estar feliz melhora a saúde cardiovascular e o sistema imunitário, tendo ainda uma influência benéfica nas hormonas e nos marcadores inflamatório, dois aspetos que fazem com que uma pessoa tenha aquilo a que comummente se chama 'saúde de ferro'.
Uma vez que a felicidade depende de pessoa para pessoa, eis 25 formas que prometem deixá-lo mais feliz e, claro, com mais saúde.