Seja uma pessoa, um outro animal, uma almofada, uma manta, um pouco de relva... tudo o que seja mais ou menos macio serve para um gato massajar. Mas porque é que estes pequenos felinos têm este hábito?
De acordo com o site Metro.uk, o ato de massajar coisas deve-se ao simples facto de ser algo que os gatos fazem praticamente desde que nascem, mas em particular desde que mamam, recorrendo a estas massagens junto do mamilo da gata para aumentar a fluidez de leite.
Alguns gatos, diz a publicação, mantêm o hábito ao longo da vida, acabando até por simular o o ato mamar noutros objetos, como uma manta. Já outros, e novamente associado ao conforto, preferem recorrer a estas técnicas de massagem para acomodar melhor o local onde se querem deitar.
De qualquer das formas, massajar objetos ou até os donos é algo que relaxa o animal, podendo ronronar ao mesmo tempo que o fazem. Contudo, dependendo do momento em que acontece, pode ser ainda um sinal de imposição de poder ou de vontade de acasalar (especialmente se este último for protagonizado por uma fêmea).