Stress emocional é o nome dado a uma patologia mental, por vezes crónica, que se carateriza pela intensidade dos sentimentos perturbadores. Esta condição espelha-se por uma sensibilidade emocional de tal forma excessiva que condiciona as emoções e pensamentos da pessoa.
O stress emocional desencadeia-se de forma silenciosa e natural, dificultando bastante a sua perceção e diagnóstico, informa o site Food Matters, destacando que este tipo de stress causado por emoções está na base de muitos distúrbios alimentares e daquilo a que a ciência chama de fome emocional.
Como lhe revelámos aqui, a hormona do stress – o cortisol – é capaz de interferir com a vontade de comer, impulsionando essa fome emocional (uma vontade súbita de comer, mesmo quando existe uma fome real, e cujo objetivo é ter prazer e satisfação, e não obter a sensação de saciedade). Esta ligação constante entre o stress e a comida é também um dos principais trampolins para o crescimento dos casos de obesidade um pouco por todo o mundo... mas não só.
Um recente estudo da University College London, no Reino Unido, vem reforçar a ideia de que o stress pode ser um dos principais impulsionadores da obesidade e, por arrasto, de outros problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares e o cancro.
De acordo com a publicação, entre os principais sintomas de stress emocional estão os seguintes:
1 - Necessidade (não biológica) de comer alimentos que tragam conforto, calma e prazer;
2 - Ganho inesperado de peso, especialmente na zona abdominal;
3 - Fadiga extrema;
4 - Problemas de memória;
5 - Dificuldades em dormir;
6 - Mudanças de humor ou maior sensação de irritação;
7 - Incapacidade de recuperar de mudanças na rotina, como troca de emprego ou de casa.
Por se tratar de uma condição que alia duas das mais potentes condicionantes de bem-estar - o stress e as emoções -, o stress emocional pode estar ainda na origem de alguns problemas de saúde, especialmente quando esta sensibilidade emocional excessiva é crónica e não controlada. As doenças cardiovasculares são um exemplo.
Não consegue lidar corretamente com o stress? Veja estas 20 formas de se livrar de vez dele.