Um dor de costas pode não ser algo tão simples e inocente quanto parece. Embora seja um dos tipos de dor mais comuns, aquela que afeta as costas é também uma dor que se encontra no leque de sintomas de um conjunto de doenças, dificultando o diagnóstico das mesmas.
É o que acontece com o aneurisma da aorta, um problema que afeta maioritariamente as pessoas com mais de 60 anos (especialmente fumadoras ou com o colesterol elevado) e que tende a ocorrer no abdómen ou peito, causado uma forte e repentina dor nas costas.
Também a dor de costas desvalorizada pode dificultar o diagnóstico de uma apendicite, inflamação que causa dores fortes, mas que é muitas vezes antecipada pelo mal-estar nas costas.
De uma forma mais vasta, também os problemas ginecológicos (como as infeções vaginais, retroversão uterina, etc.) podem causar dores nas costas, sinal que nem sempre é associado à região íntima feminina, diz o site.
Também a artrite pode ser uma doença 'escondida' na dor de costas que se sente, assim como a pedra nos rins, uma condição comum e que causa uma forte e desconcertante dor nas costas.
Neste último caso, explica a Prevention, a dor afeta sobretudo a região do fundo das cortas, podendo vir acompanhada de sangue na urina, náusea, vómitos e febre.