Há quem diga que refresca, há quem diga que hidrata e há quem diga ainda que ajuda a ficar a maquilhagem. E há ainda quem diga que a sua utilidade é ainda uma incógnita. Falamos do spray facial, um produto bastante em voga, mas cuja finalidade não é ainda totalmente conhecida.
Como explicam alguns especialistas à revista norte-americana Women's Health, a finalidade concreta do spray facial pode não ser uma certeza, mas a verdade é que a pele fica a ganhar com o seu uso, uma vez que algumas formulações fazem com que o produto final de assemelhe a um 'toner', combatendo as consequências da pele oleosa.
Na verdade, a finalidade do spray facial depende muito dos seus componentes, uma vez que alguns são apenas água mineral, enquanto outros combinam óleos essenciais e compostos antioxidantes, oferendo mais nutrientes à pele e ajudando, ainda, a combater alguns problemas cutâneos, como o vermelhidão, que pode ser atenuado com um spray facial à base de extrato de camomila, por exemplo.
Respondendo, agora, à questão do título: É mesmo preciso adicionar um spray facial à rotina de beleza? Sim, mas apenas se pele necessitar de alguns cuidados extra e esses mesmos cuidados forem fornecidos pelos ingredientes que compõem o spray facial, que deve ser usado como complemento à rotina atual.
Como explica a médica Elizabeth Tanzi, "[o spray facial] é um bom acréscimo à um bom regime de cuidados de pele, mas não um elemento vital".