Se outrora os problemas de coluna eram associados apenas à velhice, hoje, são cada vez mais os casos de jovens adultos que começam a apresentar as primeiras queixas a receber os primeiros diagnósticos.
A culpa, em grande parte, é do estilo de vida sedentário e das muitas horas que as pessoas passam diariamente sentadas, principalmente aquelas que trabalham em escritórios.
A conjugação destes fatores - aos quais se adiciona ainda a falta de exercício físico, a má postura e o 'pescoço de telemóvel' - fazem com que a coluna acabe por sofrer.
"As alterações degenerativas do envelhecimento atingem os discos da cartilagem que ficam entre uma vértebra e outra, e atingem ainda as articulações e a musculatura que sustentam a coluna, por isso estes problemas aparecem” ainda mais cedo, explica Alexandre Fogaça, ortopedista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em entrevista ao UOL.
E como é no prevenir que está o ganho, o especialista listou aquelas que são as dez melhores formas de manter a coluna jovem e saudável. Ei-las:
1. Melhorar a postura;
2. Praticar exercício físico, seja a nível cardiovascular ou musculação, sendo que a combinação de ambos é o ideal;
3. Cuidar da sua mente, pois as pessoas depressivas tendem a ter uma postura menos correta, ficando muitas vezes curvadas;
4. Procurar ajuda quando a dor aparece;
5. Não passar demasiado tempo sentado;
6. Manter o monitor do computador ao nível dos olhos;
7. Ter cuidado com movimentos bruscos, especialmente quando se baixa para pegar em algo pesado;
8. Ter cuidado com a posição em que se dorme;
9. Fortalecer os músculos e investir na alimentação saudável;
10. Evitar a diabetes e hipertensão.