É por estes motivos que está sempre com hematomas

É daquelas pessoas que ao 'mínimo' toque fica logo com uma nódoa negra? Estas são as possíveis causas.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
16/11/2017 22:00 ‧ 16/11/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Carreira

Há quem diga que é sinal de fraqueza imunitária, há quem culpe a trapalhice. Os hematomas ou equimoses são o resultado da acumulação de sangue num órgão ou tecido, podendo essa hemorragia interna ficar ou não visível e/ou palpável.

Embora as infeções crónicas, as doenças autoimunes e a desnutrição possam ser os principais desencadeadores dos hematomas frequentes, existem outros potenciais 'culpados' pelo facto de ter sempre uma nódoa negra aqui ou ali.

A exposição solar excessiva e desprotegida - que acaba por afetar várias camadas de pele - é um dos motivos pelos quais umas pessoas são mais propensas a ter hematomas do que outras, bastando 'apenas' um intenso verão solarengo para deixar marcas nos meses mais frios.

A quebra dos níveis de colagénio associados à velhice é um outro fator a ter em conta, diz a revista Prevention, destacando o impacto negativo das bebidas alcoólicas, seja para a propensão para quedas, como também para o condicionamento do processo de cicatrização. Tal como explica a publicação, o álcool é um vasodilatador, o que faz com que os vasos sanguíneos relaxem em demasia e se expanda, o que leva a uma maior fluidez do sangue a um maior risco de este escapar perante uma rotura.

Com um efeito idêntico ao do álcool estão os fármacos anticoagulantes, que têm como função aumentar a fluidez do fluxo sanguíneo. Contudo, diz a Prevention, medicamentos como a aspirina e o ibuprofeno podem também aumentar a probabilidade da pessoa ficar com hematomas, pois estes dois fármacos inibem a enzima responsável pela coagulação do sangue.

Como não poderia deixar de ser, também a alimentação tem um papel determinante na prevenção e/ou desenvolvimento de equimoses, sendo a carência das vitaminas C, K e B12 uma das principais responsáveis.

Por fim, destaca a revista, nos casos mais graves, os hematomas constantes podem ser um dos primeiros sinais de diabetes tipo 2 ou leucemia.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas