É por este motivo que as grávidas devem dormir de lado

Estudo britânico revela que há um sério risco associado ao hábito das grávidas dormirem de barriga para cima.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
22/11/2017 13:00 ‧ 22/11/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Estudo

Um recente estudo do Mary's Hospital, em Machester, publicado na revista científica British Journal of Obstetrics and Gyneacology revela que as grávidas devem dormir de lado no último trimestre da gravidez.

De acordo com os investigadores britânicos, dormir nesta posição aumenta no dobro o risco de morte fetal, sendo, por isso, fundamental que as grávidas se habituem a dormir de lado nos últimos meses da gestação.

Para o estudo, os cientistas analisaram mais de mil grávidas e passaram ainda a pente fino vários estudos sobre a ligação entre a posição de dormir e o risco de morte do feto. Assim que cruzaram todos os danos, os mentores do estudo concluíram que uma em cada 225 grávidas dá à luz um bebé sem vida, mas que 130 desses casos poderiam ser evitados com a simples mudança da posição em que a mulher dorme.

De uma forma geral, conta a BBC, poderiam ser evitada mil mortes no mundo se as grávidas dormissem de lado e não com a barriga para cima, uma vez que esta última posição faz com que o peso da barriga 'atrofie' o fluxo sanguíneo e, por isso, comprometa a circulação de oxigénio para o feto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas