O famigerado músculo do 'adeus', que se situa no antebraço, pode ser um incómodo para a maioria das pessoas. Apesar de ser uma reclamação comum nos consultórios de cirurgias plásticas, poucos são os que sabem que a maior causa de flacidez na área do braço é a alteração de peso.
"A pele desta zona dos braços é fina e não é muito elástica. Uma vez distendida com o aumento de peso, a gordura faz com que a área fique curva. Depois, mesmo que emagreça novamente, a pele não volta ao estado original, tornando-se flácida", indica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).
"Com a idade, a quantidade e qualidade do colágeno diminui e a espessura da pele fica ainda mais fina e com menos elasticidade, agravando ainda mais a flacidez", acrescenta.
Segundo a médica, a melhor receita para evitar esta temida flacidez é manter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos de forma regular, para evitar aumentos de peso.
"Mas existem tratamentos e procedimentos estéticos que, dependendo do diagnóstico, auxiliam na diminuição da flacidez dos braços", avança a médica. "Em casos em que há grandes excessos de gordura ou sobras de pele, a solução é a cirurgia. Ainda assim, por ser muito fina e pouco elástica, a pele dessa área não responde muito bem a procedimentos estéticos. Em casos cirúrgicos, a cicatriz pode não apresentar uma qualidade muito boa e, por ser grande, acaba por ficar visível, mesmo que seja bem colocada. Por isso, é sempre preferível tratamentos não invasivos para esta região”, alerta a cirurgiã plástica.