Numa altura em que a diversidade é a palavra de ordem num plano alimentar, as bebidas vegetais assumem-se como as alternativas mais certeiras para quem pretende deixar de consumir leite de vaca ou simplesmente procura alternativas para variar com esta bebida de origem animal.
E opções não faltam. ‘Leite’ de amêndoa, aveia, avelã, coco, quinoa, arroz, soja… são muitas as opções a ter em conta, mas a verdade é que nem todas são indicadas para serem tidas como única eleita.
Como lhe contámos aqui, existe um risco associado ao consumo exclusivo de leites vegetais , mas um estudo recente vem agora dizer que de todas as bebidas vegetais há uma que, de facto, se destaca por ser a mais adequada às necessidades do corpo humano, podendo até ser a única consumida pelas pessoas (como acontece nos casos de vegetarianismo e veganismo). Falamos do leite de soja.
A conclusão é de um estudo da Universidade McGill, no Canadá, que passou a pente fino todos os leites vegetais disponíveis. Mas, porque é que a bebida de soja é melhor do que as outras? Porque contém nutrientes mais semelhantes ao leite e muito por se tratar de uma proteína vegetal completa.
Apesar do leite de vaca continuar a ser a opção mais completa e equilibrada – mesmo com os níveis de gordura elevados e potenciais riscos de antibióticos na sua composição -, o leite de soja é o que oferece maior teor de proteína e menor quantidade de açúcar quando comparado com as outras bebidas vegetais (que podem continuar a ser consumidas, desde que de forma moderada e alternada).
Conta a Time que os investigadores notaram ainda a presença de fitonutrientes no leite de soja, componentes que têm sido amplamente associados à prevenção do cancro. Porém, além de ser importante olhar com olhos de ver para a lista de ingredientes (sob a pena do leite vegetal não ser natural), os mentores do estudo alertam para a presença de ácido fítico na soja, um componente que pode comprometer a capacidade do organismo absorver outros nutrientes.